top of page
Buscar
  • Foto do escritorPrevenir

Setembro Amarelo e sua relação com o stress laboral Porque Saúde Mental é um assunto de todos nós





Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é considerado o país mais depressivo da América Latina. Apesar da fama internacional de ser naturalmente “alegre”, os dados apontam que mais de 10 milhões brasileiros são acometidos pelo distúrbio. No ambiente de trabalho, são cerca de 40% de pessoas que retratam níveis patológicos de estresse, de acordo com o Instituto Qualidade de Vida.


“Hoje em dia, percebemos um movimento maior nas redes sociais, plataformas digitais e imprensa, mas ainda é pouco. Precisamos abrir as portas e estabelecer um diálogo mais aberto sobre este tema. É urgente quebrar este tabu e falar sobre suicídio.” – comenta Dr. Claudio Cohen, psiquiatra credenciado Omint, professor Associado da Faculdade de Medicina da USP.



E como o ambiente de trabalho pode ajudar na redução do nível de stress

e até na prevenção ao suicídio?


Situações políticas, culturais e sociais, mesmo que indiretamente, interferem no equilíbrio das pessoas. Evitar locais desconfortáveis não é uma tarefa complicada, porém, a situação muda quando o ambiente em questão é o local de trabalho. Então, se a gente passa de 8… 9 e até 10 horas do nosso dia dentro de um ambiente, a gente precisa ter consciência de que o ambiente, sim, está impactando na gente.


Esse impacto não é apenas um abalo psicológico. Seus desdobramentos físicos são perceptíveis na falta de produtividade, de motivação e na falta de engajamento nas atribuições, além dos problemas de saúde, dentre elas, a depressão.


E como as lideranças e organizações podem promover a saúde mental? Por meio de medidas que tornem os ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos:


- Evitar ambientes de pressão, priorizando posturas de colaboração, ao invés de competitividade interna;

- Combater casos de assédio e humilhação;

- Respeitar os horários de descanso;

- Incentivar que os profissionais façam pausas ao longo do dia;

- Ter profissionais qualificados para ouvir e auxiliar colaboradores em questões profissionais e pessoais ou investir em planos de saúde para atendimento e tratamento, visando a manutenção da saúde mental.


Em contrapartida, como os profissionais podem preservar sua própria saúde mental?

Os cuidados com o próprio bem-estar não devem se concentrar

apenas no ambiente de trabalho. Vejam alguns deles:


- Liste suas tarefas (de casa e do trabalho) e organize-as por ordem de prioridade, evitando estresse e aumentando a produtividade;

- Pratique atividade física com regularidade e tenha uma boa alimentação, reduzindo os níveis de ansiedade e doenças;

- Aproveite os momentos de descanso e tenha horários regulados para dormir, garantindo melhora do humor, do raciocínio e da concentração;

- Atente-se aos sinais do corpo, como excesso de cansaço, insônia e tristeza profunda. Procure ajuda para identificar o que pode estar acontecendo.


Se observar qualquer comportamento diferente da normalidade, seja em você, um familiar, um amigo ou um colega de trabalho, procure não negligenciá-los. O quanto antes a pessoa se descobrir em um quadro de stress, tristeza, ansiedade, depressão, dentre outros, mais fácil será o tratamento.


Os transtornos mentais estão cada dia mais comuns e precisamos falar sobre eles. Eles não são motivos de vergonha e têm tratamento. A solução é pedir ajuda. Seja para um amigo, um médico psiquiatra e/ou um psicólogo. E, em caso de urgência, ligue 188 para o CVV Centro de Valorização da Vida.


A saúde mental é um assunto de todos nós!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você já está sabendo do novo PGR? A gente te explica.

A partir do dia 02/01/2022, entra em vigência a nova NR-1, e sua principal alteração será a substituição do PPRA pelo PGR. Esse novo documento tem como objetivo a melhoria contínua, ou seja, toda alte

Aprenda como trabalhar a Saúde Assistencial na sua empresa

Você já deve ter ouvido falar em Saúde Assistencial, não é? Realmente, cuidar da saúde dos colaboradores não é uma tarefa fácil para os empresários, mas é necessária. Ela é uma peça essencial para gar

Saiba o que mudou nas NR'S

Nos últimos anos, o Governo começou a realizar algumas modernizações nas normas regulamentadoras e, no início de 2020, mais quatro novas normas foram atualizadas e entrarão em vigor a partir do dia 1º

bottom of page