top of page
Buscar
  • Foto do escritorPrevenir

Aprenda como trabalhar a Saúde Assistencial na sua empresa

Você já deve ter ouvido falar em Saúde Assistencial, não é? Realmente, cuidar da saúde dos colaboradores não é uma tarefa fácil para os empresários, mas é necessária. Ela é uma peça essencial para garantir resultados efetivos no trabalho dos funcionários de uma empresa.


De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), a maior causa de doenças tem origem no trabalho. Por isso, é tão importante falar sobre este assunto.


O que é saúde assistencial?


A Saúde Assistencial pode ser uma forma de medicina preventiva que tem como objetivo promover a saúde. Ou seja, ela trabalha com a implementação dos cuidados necessários para prevenção de doenças, além de trazer mais saúde e qualidade de vida para as pessoas.


Uma das primeiras coisas que vem à nossa mente quando pensamos nela, é a saúde no ambiente de trabalho. Pois é nele onde os trabalhadores passam mais tempo e podem ter mais riscos a adquirirem alguma doença.


O local onde trabalhamos interfere muito em nosso desempenho, então trabalhar para promover a saúde, segurança e bem-estar em uma empresa é algo extremamente necessário.


O que fazer para tornar o ambiente de trabalho mais saudável?


A empresa pode investir em ações e recursos para reduzir os riscos ocupacionais, diminuir faltas e afastamentos de funcionários, aumentar o engajamento e disposição, reduzir custos e potencializar a produtividade. Assim o funcionário e o patrão saem no lucro. Ainda que a causa das doenças não tenha relação direta com as atividades do trabalhador, o diagnóstico tardio pode comprometer seriamente a sua saúde — podendo levar até ao afastamento. Alguns exemplos de estratégias que podem ser tomadas para implementar a saúde assistencial em uma empresa são: * Oferecer mais informações sobre a prevenção de doenças; * Fazer campanhas como o Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, pois demonstram a preocupação com a saúde mental e física do colaborador; * Construir um ambiente de trabalho agradável (trabalhadores mais felizes são mais produtivos e engajados, o que gera retorno para a empresa); * Estimular práticas de integração de equipes; * Incentivar os funcionários a terem um estilo de vida saudável (como a prática de exercícios, que alivia a tensão e melhora o humor da equipe); * Estimular a equipe a ter melhores hábitos alimentares; Viu como inserir práticas de saúde assistencial podem ajudar no ambiente de trabalho e melhorar a relação empregado-empregador? Esse tipo de ação motiva o colaborador a dar o melhor de si sempre e gerar mais resultados para a sua empresa. Por isso, consulte a Prevenir para alavancar seu negócio e melhorar a saúde e o bem-estar de sua equipe. Acesse www.prevenirmedicina.com.br ou entre em contato pelo (32) 3228-7575. Nós teremos o prazer em ajudar!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você já está sabendo do novo PGR? A gente te explica.

A partir do dia 02/01/2022, entra em vigência a nova NR-1, e sua principal alteração será a substituição do PPRA pelo PGR. Esse novo documento tem como objetivo a melhoria contínua, ou seja, toda alte

Saiba o que mudou nas NR'S

Nos últimos anos, o Governo começou a realizar algumas modernizações nas normas regulamentadoras e, no início de 2020, mais quatro novas normas foram atualizadas e entrarão em vigor a partir do dia 1º

bottom of page