top of page
Buscar
  • Foto do escritorPrevenir

Obrigatoriedade do curso de NR-10 e a importância na prevenção de acidentes

A NR10 é a Norma Regulamentadora responsável pela segurança em instalações e serviços de eletricidade.

Ela teve início em junho de 1978, quando foi regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Portaria nº 3.214. Alguns anos depois, em dezembro de 2004, ela foi reformulada pela Portaria n.º 598. Mais especificamente, a NR10 refere-se aos treinamentos das medidas de segurança, bem como os procedimentos preventivos em instalações e serviços de eletricidade.

A principal medida aplicada pelas indústrias é a desenergização elétrica da área a qual a N-10 se aplica. Caso isso não seja possível, é necessário fazer o uso de tensão de segurança.

Outra medida exigida pela regulamentação é a vestimenta adequada. Esta deve ter características que impeçam a condução de calor, inflamação e influências magnéticas.

Por último, é preciso haver um treinamento e capacitação adequada, sob orientação e responsabilidade de um profissional que seja autorizado para essa atividade;

É responsabilidade tanto dos gestores empresariais quanto do técnico de segurança do trabalho implementar as medidas necessárias para assegurar que o ambiente profissional seja livre de riscos. Por isto, o treinamento tem o intuito de reduzir o índice de acidentes de trabalho, evitando qualquer problema que possa comprometer a integridade do trabalhador no momento em que manipula uma rede elétrica em qualquer situação, desde um projeto como construção, operação, montagem, manutenção das instalações elétricas e todo o tipo de trabalho realizado em suas proximidades.

Há 20 anos atuando no mercado local e regional, a Prevenir Soluções em Saúde tem como principal objetivo oferecer um serviço de qualidade a todos os seus clientes. Oferecemos cursos de capacitação na modalidade EaD, que vão assegurar o bom desempenho do seu colaborador diminuindo o risco de acidentes de trabalho.

Prevenir, a saúde e a segurança da sua empresa em nossas mãos!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você já está sabendo do novo PGR? A gente te explica.

A partir do dia 02/01/2022, entra em vigência a nova NR-1, e sua principal alteração será a substituição do PPRA pelo PGR. Esse novo documento tem como objetivo a melhoria contínua, ou seja, toda alte

Aprenda como trabalhar a Saúde Assistencial na sua empresa

Você já deve ter ouvido falar em Saúde Assistencial, não é? Realmente, cuidar da saúde dos colaboradores não é uma tarefa fácil para os empresários, mas é necessária. Ela é uma peça essencial para gar

bottom of page