Buscar
  • Prevenir

Uso de EPI’s x Saúde do trabalhador

Pode-se dizer, com toda certeza, que um depende do outro. Isso porque quando se pensa em saúde no ambiente do trabalho os EPI’s são determinantes, afinal, eles têm a função de mitigar e prevenir que acidentes, dos mais diversificados, aconteçam.

Nesse período pandêmico, em especial, os EPI’s ganharam grande visibilidade, uma vez que os setores e comércios em geral precisaram zelar pelas medidas de segurança. E você, empregador, deve prover tais equipamentos para seus colaboradores, isso os protege e evita maiores exposições aos riscos.

Mas aí vai uma pergunta: e se não houver o uso desses materiais protetores?

Em primeira instância, a saúde do colaborador estará em risco e isso, além de ser ruim no âmbito pessoal da vida dele, também é ruim para a empresa. Quando ocorrem acidentes devido à falta de equipamentos corretos, a empresa é responsabilizada de pagar o tratamento médico e psicológico do empregado.

Outro ponto fundamental é a falta do funcionário, pois se ele se acidenta ou contrai alguma doença, não tem condições de trabalhar e isso acaba diminuindo a produção e desempenho da empresa, afinal, há menos pessoas no quadro de pessoal.

Ainda vale pontuar que para os casos em que se trata de equipamentos de proteção obrigatórios, de acordo com a Norma Regulamentadora Nº 6, toda empresa que lide com riscos é obrigada a fornecer gratuitamente aos seus empregados EPI’s em perfeito estado de conservação e funcionamento.

Uma dica é repensar as ações, pois se o empregador não zela pela saúde e integridade do colaborador, pode ainda receber penalidades previstas em lei como as multas, por exemplo.

Procure ficar em dia com as obrigações legais e preze sempre pela saúde da sua equipe. Na dúvida, conte com a gente para te auxiliar!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saiba o que mudou nas NR'S

Nos últimos anos, o Governo começou a realizar algumas modernizações nas normas regulamentadoras e, no início de 2020, mais quatro novas normas foram atualizadas e entrarão em vigor a partir do dia 1º

©2019 by Prevenir Medicina e Segurança do Trabalho