top of page
Buscar
  • Foto do escritorPrevenir

Medicina do trabalho x Home Office


A modalidade de trabalho em casa passou a ser uma opção muito comum e aproveitada, em alguns setores, para combater essa pandemia. Assim as rotinas se mantêm, mesmo que de forma adaptada, e o funcionamento da empresa também. Nesse ponto é normal surgirem algumas dúvidas: como ficam as condições de trabalho durante o Home Office? E se o funcionário se machucar em casa, é considerado acidente de trabalho? Essas e outras questões podem causar preocupação, mas a gente explica!


Responsabilidade da empresa com relação ao Home Office

É fundamental deixar claro que o trabalho a distância está sujeito as mesmas regras do presencial, ou seja, as diretrizes adotadas no escritório, por exemplo, vão se aplicar também ao Home Office.


Outro ponto de extrema importância é a criação e realização do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além da efetuação dos exames: admissionais, demissionais, periódicos, de mudança de função e retorno ao trabalho, que já são OBRIGATÓRIOS para a empresa, mesmo na modalidade Home Office. Então, sendo presencial ou à distância a implementação dos programas de medicina e saúde do trabalho continuam sendo primordiais pra ajudar na manutenção e saúde do trabalhador, e também para manter a regularização da empresa sempre em dia, afinal a não execução dos programas e exames regulamentares podem causar multas e complicações desnecessárias a empresa.

Com relação aos acidentes

Os acidentes de trabalho durante essa jornada a distância também precisam de muita atenção do empregador, pois é dever dele ajudar a fornecer as condições ideais para que o funcionário desempenhe suas funções da melhor maneira possível, não só para a produtividade e desempenho, mas também para evitar possíveis acidentes de trabalho.

E sim, se o funcionário sofrer algum acidente durante esse período, desde que dentro do universo e do horário de trabalho estabelecido, será obrigação da empresa zelar e auxiliar nesse momento delicado.


Por isso, é de grande valia manter as obrigações e regularidades da empresa em dia, para que haja um acompanhamento melhor e completo da condição do funcionário, prevenção de riscos e acidentes constantes e manutenção da saúde do colaborador e também da empresa.


Se você ainda tem dúvidas ou quer receber mais dicas de como manter as obrigatoriedades legais e normas da medicina e saúde do trabalho sempre em regularidade, conte com a gente!

94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você já está sabendo do novo PGR? A gente te explica.

A partir do dia 02/01/2022, entra em vigência a nova NR-1, e sua principal alteração será a substituição do PPRA pelo PGR. Esse novo documento tem como objetivo a melhoria contínua, ou seja, toda alte

Aprenda como trabalhar a Saúde Assistencial na sua empresa

Você já deve ter ouvido falar em Saúde Assistencial, não é? Realmente, cuidar da saúde dos colaboradores não é uma tarefa fácil para os empresários, mas é necessária. Ela é uma peça essencial para gar

bottom of page