Buscar
  • Prevenir

Medicina do trabalho x Home Office


A modalidade de trabalho em casa passou a ser uma opção muito comum e aproveitada, em alguns setores, para combater essa pandemia. Assim as rotinas se mantêm, mesmo que de forma adaptada, e o funcionamento da empresa também. Nesse ponto é normal surgirem algumas dúvidas: como ficam as condições de trabalho durante o Home Office? E se o funcionário se machucar em casa, é considerado acidente de trabalho? Essas e outras questões podem causar preocupação, mas a gente explica!


Responsabilidade da empresa com relação ao Home Office

É fundamental deixar claro que o trabalho a distância está sujeito as mesmas regras do presencial, ou seja, as diretrizes adotadas no escritório, por exemplo, vão se aplicar também ao Home Office.


Outro ponto de extrema importância é a criação e realização do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além da efetuação dos exames: admissionais, demissionais, periódicos, de mudança de função e retorno ao trabalho, que já são OBRIGATÓRIOS para a empresa, mesmo na modalidade Home Office. Então, sendo presencial ou à distância a implementação dos programas de medicina e saúde do trabalho continuam sendo primordiais pra ajudar na manutenção e saúde do trabalhador, e também para manter a regularização da empresa sempre em dia, afinal a não execução dos programas e exames regulamentares podem causar multas e complicações desnecessárias a empresa.

Com relação aos acidentes

Os acidentes de trabalho durante essa jornada a distância também precisam de muita atenção do empregador, pois é dever dele ajudar a fornecer as condições ideais para que o funcionário desempenhe suas funções da melhor maneira possível, não só para a produtividade e desempenho, mas também para evitar possíveis acidentes de trabalho.

E sim, se o funcionário sofrer algum acidente durante esse período, desde que dentro do universo e do horário de trabalho estabelecido, será obrigação da empresa zelar e auxiliar nesse momento delicado.


Por isso, é de grande valia manter as obrigações e regularidades da empresa em dia, para que haja um acompanhamento melhor e completo da condição do funcionário, prevenção de riscos e acidentes constantes e manutenção da saúde do colaborador e também da empresa.


Se você ainda tem dúvidas ou quer receber mais dicas de como manter as obrigatoriedades legais e normas da medicina e saúde do trabalho sempre em regularidade, conte com a gente!

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Uso de EPI’s x Saúde do trabalhador

Pode-se dizer, com toda certeza, que um depende do outro. Isso porque quando se pensa em saúde no ambiente do trabalho os EPI’s são determinantes, afinal, eles têm a função de mitigar e prevenir que a

©2019 by Prevenir Medicina e Segurança do Trabalho